sexta-feira, 23 de maio de 2014

Black Power e os Panteras Negras

   Para um país como os EUA, possuir um presidente negro atualmente é uma grande vitória para todos os antisegregacioistas que tanto lutaram por um país onde negros e brancos pudessem ter os mesmos direitos sem distinção.
   Já foi mostrado aqui no Li Por Ai alguns exemplos dessa luta que podemos dizer que se decorreu de 1954 à 1980.
   Podemos citar também dois movimentos que foram muito importantes nesse período.
Stokely Carmichael
   O Black Power (Poder Preto em inglês) foi muito importante por ter influêciado os negros a defender seus direitos ante a sociedade racista. Essa expressão foi criada por Stokely Carmichael, quando foi preso pela vigésima sétima vez ao dizer: "Estamos gritando liberdade a seis anos, o que vamos gritar agora é poder preto".
   Outro movimento muito marcante foi o Partido dos Panteras Negras. Sua finalidade era patrulhar os guetos negros, para que ficassem protegidos da violência da polícia. Com o passar do tempo o partido passou a defender o armamento de todos os negros, a insenção de impostos devido aos vários anos sendo explorados pelos brancos, e a libertação de todos os negros que estavam presos. Em seu auge, os Panteras Negras possuíam mais de 2 mil membros.
   O membros se envolviam em tiroteios com a polícia constantemente, e, quando os membros passaram a ser considerados culpados de crimes ela passou a agir mais violentamente.
"Partido dos Panteras Negras
O Poder da Pantera"
    A partir de meados dos anos 70, com a perda de muitos membros e a perda de simpatia pelo público, o Partido dos Panteras Negras mudou seus métodos, passando a se dedicar às atividades políticas tradicionais e a dar assistência às comunidades negras.
   O partido foi desfeito em meados dos anos 80, segundo Ericka Huggins, uma ex-militante, "o FBI acabou com os Panteras Negras. Acabar conosco se tornou uma questão de honra, e nisso eles foram bastante competentes". Ela afirma que, em um ano, 28 membros foram mortos e muitos outros presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário